top of page

A importância de uma boa postura

Nossa postura se condiciona por ficar horas em uma mesma posição, e se ficarmos “desalinhados”, ou seja, sem respeitar as curvaturas fisiológicas do corpo, os padrões do movimento também sofrerão alterações.

A grande parte dos problemas posturais começam pela região do quadril, seja por músculos encurtados ou por falta de mobilidade. Passar muitas horas sentado em uma má postura, por exemplo, acaba por favorecer o encurtamento de músculos envolvidos na flexão do quadril.

Quando os flexores do quadril se encontram encurtados, eles têm a capacidade de inclinar sua pelve para frente, o que acarreta no alongamento dos músculos abdominais, causando falta de controle e má estabilização do core. Além disso, também é causada uma acentuação da curvatura lombar, o que pode lhe trazer dores na região.

 

Veja algumas dicas para ter uma melhor postura:

 

- Não cruze as pernas ao sentar, deixe-as levemente afastadas e com os pés totalmente apoiados no chão;

- Sente-se sobre o “ossinho do bumbum”;

- Mantenha as costas eretas preservando as curvaturas da coluna;

- Mantenha o queixo sempre paralelo ao chão;

- Posicione as escápulas em neutro ou em retração (próximas uma da outra).

 

Esses cuidados podem ajudar na melhora da postura, mas uma avaliação com um profissional capacitado se faz necessária para correção de desequilíbrios musculares, como encurtamentos ou má ativação dos músculos.

Em suma: se sua postura é ruim, qualquer movimento que queira realizar será ruim e poderá gerar lesão.

 

Fique atento a sua postura!

bottom of page